sábado, 21 de abril de 2012

Ser feliz em cada passo


O principal objetivo dos seres humanos é a felicidade. A felicidade geralmente é oriunda de outros sentimentos e consciências. Pode provir da conquista de metas, da realização de sonhos, de resultados positivos em relação às nossas buscas, na cura, na superação e outras ferramentas que causam a satisfação pessoal. É um estado de espírito criado pelo sentimento de gratidão.

Quando alcançamos um objetivo através de nosso empenho, ficamos gratos e realizados por termos nos empenhado. Quando alcançamos a cura, ou a solução de um problema, também experimentamos a gratidão. Da mesma forma quando somos presenteados com algo de nosso interesse. Uma sensação de que viver vale a pena. Isto tudo causa a felicidade.

Ser feliz é também saber lidar com os momentos tristes. E transformá-los em crescimento. Os erros, as perdas e as derrotas devem servir para que prestemos mais atenção nos acertos, nos ganhos e nas conquistas. E valorizemos o lado bom da vida. Basta olhar ao redor e teremos motivos de sobra para isso.

Concentrar-se no desejo como algo distante poderia fazer com que deixassemos de perceber tudo aquilo que já temos. É necessário sim ter objetivos concretos. Ter pensamento positivo. Acreditar nas buscas e  nos sonhos. Ter metas e lutar por elas com paciência, perseverança e fé. Isso fará com que cresçamos em  múltiplos sentidos. 

Mas o homem sábio não deixa para ser feliz somente no ponto de chegada. Ele se realiza durante a caminhada. Durante a luta. Durante a busca. Se prestar atenção no caminho conseguirá perceber coisas muito mais valiosas no percurso do que a própria conclusão do trajeto. 

Olhe ao redor enquanto caminha em direção aos seus objetivos. Sinta o ar que respiras. Sinta o sol que ilumina teu dia. Sinta o prazer de estar vivo. Isto vale muito mais do que qualquer desejo e possibilita que você trabalhe corpo e alma, contribuindo para que cada objetivo seja alcançado. Foque na caminhada, mas seja feliz em cada passo. 

J.P.D.

Um comentário: