terça-feira, 15 de maio de 2012

Trotes e Ligações Importantes


Hoje em dia boa parte dos telefones fixos possue identificador de chamadas. Cem por cento dos planos telefonia móvel oferecem este serviço de forma  gratuita. Contudo nem sempre sabemos quem nos liga. Em alguns casos o telefonista opta pela chamada não identificada. Em outros casos não sabemos quem é o portador do número que realizou a chamada. Neste sentido surgem serviços que auxiliam na identificação.

Contudo não são só os trotes que nos deixam ansiosos. Muitas vezes recebemos ligações importantes. Ou, deixamos de receber por não estarmos em casa no momento da ligação; Ou por não poder atender ao telefone no momento. Seja pela situação de estar ocupado, ter deixado o telefone na mochila no silencioso, ou ter ido almoçar e deixado o celular em casa carregando.

Em alguns destes casos a ligação perdida pode ser algo importante. Uma vaga de emprego, um filho que chegará mais tarde da escola, ou a namorada do interior que está chegando na cidade e quer que você vá esperá-la na rodoviária. São infinitas as possibilidades e impossíveis de enumerá-las.

Neste contexto, como a grande maioria dos cidadãos brasileiros, já passei por várias situações em que não pude atender ao telefone, retornei a chamada mas não tive retorno. Em algumas delas com perdas ou prejuízos irreparáveis. Nestes casos é comum que fiquemos ansiosos e apreensivos para saber de quem e do que se trata.

Nesta situação procuro fazer uma busca no Google. Digito ali o número do telefone em questão e o código de área. Mas nem sempre funciona. Numa destas situações descobri dois sites que podem facilitar esta busca. 

O primeiro deles é o site da Listel. Onde é possível fazer uma busca pelo número que efetuou a ligação. Contudo há vezes em que o serviço fica indisponível. Já no caso de trotes ou situações incomodativas surgem serviços de reclamações como o site 'quem perturba'. Este serviço é direcionado a reclamações de usuários sobre ligações indesejadas, como vendas por telefone e serviços de telemarketing onde a ligação é identificada.

Bom, de qualquer forma não estamos livres da ansiedade de saber quem ligou. Pois nem sempre poderemos atender o telefone na hora em que tocar. Nestes casos a recomendação é ter paciência. Tentar retornar a ligação. Ou, na pior das hipóteses; Esperar. No mais era isso. O telefone toca e desta vez preciso atender.


J.P.D.

Um comentário: