segunda-feira, 16 de julho de 2012

A era das pessoas



Há muito tempo venho ouvindo falar que vivemos na era da comunicação, da informação e da tecnologia. Apesar de não negar esta colocação, me atrevo a dizer que já ultrapassamos esta era. E vivemos agora na era das pessoas. Mantendo é claro a importância da tecnologia e do conhecimento técnico. Mas caminhando na direção do entendimento sobre o ser humano.

Em relação ao mercado multimídia, é notável que sai muito mais barato para as empresas contratar estagiários universitários. Mas precisamos levar em consideração que apesar de extremos conhecimentos técnicos sobre hardwares e softwares, dificilmente um jovem na casa dos vinte anos teria maturidade suficiente para entender das pessoas e das relações humanas.

O conhecimento técnico é necessário sim. Mas é preciso ir além. Ter uma visão das ciências humanas, da filosofia, da psicologia e da sociologia podem mensurar resultados e qualificar as relações entre pessoas, instituições e ideologias. 

O Marketing já dizia no século passado que é preciso focar no cliente. As técnicas de venda nos mostram que é necessário entender do produto ou serviço que buscamos comercializar. De qualquer forma o entendimento precisa estar ancorado na comunhão entre o conhecimento do negócio e do mercado, mas sobretudo sobre as interações pessoais.

Entender de pessoas possibilita que o profissional possa estabelecer laços mais duradouros. É sabido que é muito mais barato manter um cliente do que prospectar novos. E esta manutenção da relação se dá de forma natural e mensurável quando entendemos do ser humano. Ou seja, sem sair da era do conhecimento, da informação e da tecnologia, estamos agora entrando na era do entendimento sobre as pessoas, em que os recursos humanos e o capital social começam a ter papel de destaque e valor sem precedentes.

J.P.D.

2 comentários:

  1. Já dizia 'O Livro dos Mitos' que 'as lendas do imaginário, entre o real e o fictício, como anjos, demônios, guerreiros, cavaleiros, bruxos, feiticeiros, magos, santos, deuses e outros mártires, nada mais são do que uma nova pintura de pessoas comuns'.

    ResponderExcluir
  2. Contudo somos o que somos quando somos nós conosco, uns sem os outros nada seríamos...

    ResponderExcluir