sábado, 30 de novembro de 2013

Memória Digital


A importância de prestarmos atenção, como pesquisadores, no conteúdo das mídias sociais, principalmente sobre os blogs e vlogs, deve-se ao fato de que é nestas narrativas cotidianas que encontra-se o registro mais autêntico e fidedigno de nossa realidade. As postagens compartilhadas em redes de interação são parte da memória de nossa época. Assim como os impressos, o cinema, as fotografias, o rádio e a televisão, foram (e ainda são) fontes de registro e resgate da memória de um tempo específico em nossa história. 

Poder focar a atenção nos vídeos, textos e imagens compartilhadas na rede é perceber que estamos construindo história. Construindo o mundo atual. A realidade de hoje. Pois são estes simples textos, fotos e conteúdo audiovisual que, ao manter vivo o presente através do registro digital, nos conectará com o mundo em que vivemos hoje em um futuro próximo.

Neste contexto podemos dizer que os momentos compartilhados nos vídeos do YouTube, por exemplo, assim como o conteúdo postado nos blogs do Wordpress e Blogspot, são de extrema importância como registro, possibilitando assim um resgate da memória a partir da visualização do respectivo produto midiático. Da mesma forma podemos dizer que é possível entender o comportamento social de um grupo ou de uma sociedade específica a partir do que é compartilhado nas redes. São então os canais de vídeo, os álbuns digitais e as homepages, a principal fonte de conexão com nosso tempo. Um registro capaz de manter viva uma época a partir da memória e do registro histórico.

J.P.D.

Um comentário:

  1. São estes alguns dentre os tantos motivos que tornam o estudo do conteúdo compartilhado nas mídias sociais, assim como os vídeos e blogs da internet, um assunto de extrema relevância e importância à compreensão da sociedade e do indivíduo pós-moderno.

    ResponderExcluir