domingo, 8 de março de 2015

Oito de Março - Dia internacional da mulher


Neste oito de março é importante lembrarmos as conquistas realizadas pelas mulheres durantes as décadas mais recentes. Principalmente dos anos sessenta pra cá. As mulheres conquistaram independência financeira, o direito ao voto, o direito de trabalhar fora de casa e inúmeras outras conquistas merecidas. Contudo, ainda há bastante a fazer.

O fato é que algumas mulheres continuam sendo vítimas do assédio, da violência e do preconceito. Mesmo quando há leis que deveriam protege-las. De outro modo, aprenderam a utilizar a liberdade em benefício próprio. Impondo a preferência por relações casuais, abertas ou tolerantes. Mesmo quando ainda resiste, em minoria, o patriarcalismo, por vezes, equivocadamente, confundido com o machismo.

O movimento feminista continua beneficiando as mulheres independentes. Fortalecendo-as no aspecto pessoal e profissional. O que ocasiona uma superficialização dos relacionamentos. Uma vez que impõem, aos pares, mais tolerância e menos cobranças. Em resumo, as transformações sociais oriundas do movimento feminista, e os respectivos efeitos colaterais, impõem uma adaptação cultural e de comportamento. 

J.P.D.

3 comentários:

  1. Entende-se por 'patriarcalismo' o 'modelo de família cristã' em que o homem sustenta a casa e protege a mulher. Enquanto a mulher se dedica ao marido, aos filhos e ao lar.

    De outro modo, o 'machismo' é a situação em que o homem priva a mulher de direitos. Tratando-a com violência, desrespeito e desprezo.

    ResponderExcluir
  2. O ideal seria uma preservação do lado bom do patriarcalismo com certa influencia do lado bom do feminismo. Mulheres com direitos e liberdades, enquanto dedicadas aos maridos e família. Com respeito mútuo e contrato conjugal de parceria.

    ResponderExcluir
  3. Neste contexto, a individualidade e a preferência por relações casuais, se tornam preferência alternativa, com número crescente de adeptos, no mundo atual.

    ResponderExcluir