segunda-feira, 10 de outubro de 2022

A conversão dos cristãos


A MIGRANÇÃO RELIGIOSA

Assim como não conheço um cristão ou muçulmano homem que se 'converteu' ao Judaísmo, alguns processos de conversão religiosa ocorrem em via única.

Desconheço espíritas que se tornaram católicos a ponto de abandonar o desenvolvimento da mediunidade para ir à missa confessar, fazer novenas e comungar; ou evangélicos que regressaram às religiões afro-brasileiras.
O que noto são católicos se tornando umbandistas, espíritas ou evangélicos. Espíritas estudando as entidades afro-brasileiras ou umbandistas estudando o Espiritismo. Assim como católicos, espíritas e umbandistas se tornando evangélicos.

O RESGATE DO VERDADEIRO CRISTIANISMO 

Muitos católicos passaram por um atraso espiritual quando adotaram certas práticas do sincretismo, tais como incorporar, beber ou fumar, em vez de orar, comungar ou confessar. Assim como o ato de retribuir o mal em vez de proteger-se dele, perdoar o que não tem volta e retribuir prioritariamente o bem. 

Assim, comprometeram a evolução espiritual em prol dos avanços materiais prometidos pelas entidades da terra em toca dos seus santos ou dos vícios terrenos. Quando abandonaram a devoção aos protetores em troca dos pedidos de ajuda. 

Contudo, muitos cristãos estão sendo resgatados, quanto retomam a oração. Os caminhos mais comuns à retomada da evolução espiritual àqueles que envolveram-se nas práticas terrenas dos sincretismos estão sendo aqueles quais convergem ao esclarecimento do Espiritismo ou a conversão em Evangélicos. 

Ambos os caminhos permitem aos cristãos quais experimentaram desenvolver a mediunidade através do ritos africanos, ou serem ajudados pelas religiões afro-brasileiras, o resgate da oração assim como a libertação das prisões terrenas da cobiça, luxúria, avareza e/ou vícios. 

As Religiões Evangélicas, assim como a Doutrina Espírita, vêm resgatando os antigos católicos como cristãos renovados. 

A verdade é que nenhuma religião é melhor do que outra. Tudo é apenas uma questão de processo evolutivo espiritual. Uns estão mais apegados às coisas terrenas, enquanto outros buscam prioritariamente o que é do espírito.

Na dúvida, coloque a prática da oração como prioridade frente aos anseios materiais ou desejos da carne. Liberte-se dos vícios. Aprenda a perdoar sempre que possível. Seja justo na hora de retribuir o bem e benevolente na hora de evitar a retribuição do mal. Coloque tudo nas mãos do Poder Superior.

Juliano Paz Dornelles

Médium dos Guias Anônimos

Nenhum comentário:

Postar um comentário