quarta-feira, 17 de junho de 2009

Inteligência coletiva e identidade virtual


No mundo globalizado do século XXI a informação é um produto que vem se valorizando a cada dia. O conhecimento é o diferencial de qualquer indivíduo ou organização. Contudo são várias plataformas distintas, que nem sempre então interligadas entre si. Este é um problema a ser resolvido.
.
Muito se fala em inteligência coletiva. Tudo ao acesso de todos. Tanto que atualmente uma das empresas que mais cresce no mundo trabalha com informação e banco de dados. Nada menos que o Google, que a cada dia incorpora outras empresas e lança novos produtos. A Wikipédia também merece ser lembrada. Foi-se o tempo das grandes bibliotecas e enciclopédias famosas como a Barsa. Hoje temos livre acesso aos mais distintos conteúdos na web. Em qualquer lugar. E com incalculável velocidade.
.
São muitas as informações pessoais a nossa disposição. CPF, RG, CNH, CNT, contas a pagar, contas bancárias, convênios médicos, DNA, tipo sanguíneo, ultimas vacinações, infrações de trânsito, passagem pela polícia, endereço, redes sociais as quais participamos, currículos, produção bibliográfica, e-mail, telefone, celular, e tantas outras ao ponto de ser impossível lembrá-las na totalidade. Imagine tudo isso reunido em um único lugar. Tudo acessado pela impressão digital. Ou pela íris ocular, RG ou DNA.
.
A polícia federal já vem trabalhando num projeto semelhante a esta ideia. Estudiosos da comunicação, no primeiro mundo, também reúnem esforços para que esta evolução se torne realidade. Projetos como o 'live memory', ou simplesmente memória viva, tendem a sair do papel o mais rápido possível. Antes mesmo de nossa expectativa.
.
A necessidade existe. Projetos também. Estamos perto do premeditado e inevitável. Nossa vida se tornará mais fácil em determinado ponto de vista. Mas por outro lado, seremos cada vez mais controlados e vigiados. Ainda não podemos prever se isto será bom ou não. Há vantagens claras. Precisamos correr o risco. Este é um preço a ser pago.
.

Juliano Dornelles

Um comentário:

  1. Estas suas conjecturas são além de possíveis a longo prazo (padronização de conhecimento coletivo, através de inserção de chips ou manipulação genética),um tanto preocupantes,contudo o elemento que ainda considero fator preponderante de sucesso é o diferencial de ordem pessoal,isto é, as características peculiares e dinâmicas q tornam cada indivíduo único/exclusivo na sociedade...Qualquer tentativa científica q venha a interferir neste âmbito resultará em caos para a humanidade, disto não há como ter-se dúvida. Uma ficção hollywoodiana q ilustra de forma contundente meu pensamento é "Equilibrium" ,possui mta ação, é eletrizante,excelente protagonista, mto bom como diversão e....para os q enxergam além do horizonte imediato, uma boa reflexão!

    ResponderExcluir