quarta-feira, 15 de julho de 2009

Recursos naturais ameaçados


Em tempos de contrastes entre a racionalização, a economia, a abundância e o desperdício, o homens busca assegurar-se de que os recursos naturais do planeta sejam utilizados de tal forma que possam satisfazer as necessidades vitais. Contudo vivemos um momento de incerteza em relação a esta questão. Pois segundo estudos antigos e recentes, irá faltar água e comida para as próximas gerações.
.
Na virada do século 18 para o 19, Thomas Malthus chegou a conclusão que a produção de alimentos crescia em progressão aritmética, enquanto a população crescia em progressão geométrica. O resultado desta comparação é a falta de alimentos num futuro nem tão distante. Estima-se que em 2060 a população global se estabilizará com 10 bilhões de pessoas.
.
Também irá faltar água?!. Um ingrediente vital, a água doce que ainda é encontrada em abundância na maior parte do planeta, se tornará "produto de luxo" no futuro. Muitas soluções estão sendo pensadas e colocadas no papel. As possibilidades para a resolução deste problema vão desde a dessalinização de águas oceânicas, ao transporte de água doce, que hoje se encontra congeladas nos polos.
.
Quanto ao problema da água podemos dizer que o Brasil, em especial o sul, dispõem de uma das maiores reservas de água doce do mundo; o Aquífero Guarani. Contudo devemos nos preparar pois sabe-se que este recurso também não é eterno. A perfuração de poços artesianos no Rio grande do Sul foi restringida às grandes e reais necessidades. A contaminação dos lençóis freáticos também está sendo avaliada e estudada com a finalidade de que se possa evitar o pior no futuro. E o futuro é logo ali !
.

Juliano Dornelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário