quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Brasil: 'País do futuro'


Quando estudava no primário ouvia os professores de história e geografia falar: "O Brasil é o país do futuro". Hoje em dia acredito que este futuro está chegando. Com a inflação controlada, o desenvolvimento da indústria e do sistema democrático de participação e visibilidade, e principalmente com a mais nova descoberta. O pré-sal.
.
Contudo sabemos que ainda temos muitos problemas a resolver. Desemprego, mortalidade infantil, analfabetismo e tantos outros. Com o envelhecimento da população a previdência social entrará em colapso. Serão muitos idosos em um futuro próximo. Mão-de-obra inativa que receberá, por merecimento, aposentadoria por tempo de serviço.
.
Quanto aos recursos do pré-sal, podemos dizer que apesar da região litorânea, onde o óleo será extraído, abranger apenas uma faixa entre Santa Catarina e o Espírito Santo, acredito que todo país devesse desfrutar do capital que em breve estrará entrando. Principalmente para resolver todos estes problemas. E outros tantos como a favelização das grandes cidades, a criminalidade de todos os gêneros seguida de impunidade e o tráfico de drogas.
.
Nosso atual presidente tem feito algumas boas obras, contudo acredito que falta pulso firme em outras relações. Em relação aos nossos vizinhos Venezuelanos, Bolivianos e Paraguaios principalmente. Estes últimos, por exemplo, pedem uma reformulação no tratado de Itaipu. Sr Lula, contamos contigo, mas estamos de olho. Quanto aos aviões que presidente quer comprar da Suécia, França ou Estados Unidos, penso que deve pensar além das relações diplomáticas, e sim no bolso dos cofres públicos e no benefício diferenciado de cada opção.
.
Em relação aos políticos malandros do Bonfa, ou da Lapa, como queiram, devem ser punidos e que isto sirva de exemplo para os que ainda estão por vir. De malandragem basta o Zé Carioca. Somos exportadores de cultura. Nossas telenovelas são assistidas nos cinco continentes. Nossa natação, nosso vôlei e futebol são os melhores do mundo. Enquanto o mundo se recupera da crise, ainda temos expectativas de fechar o ano com crescimento positivo. Depois de tudo isso, posso dizer mais uma vez que sim, acredito que 'o Brasil é o país do futuro'.

.
Juliano Dornelles

Um comentário:

  1. Juliano parabéns pela tua capacidade de escrever sobre os temas atuais.É muito bom ler um texto de um jornalista crítico e atento. Cláudia

    ResponderExcluir