quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Terra dos presidentes comemora 327 anos



Sábado, dia 10 de outubro, a cidade de São Borja, fronteira oeste do Rio Grande do Sul com a Argentina, comemora 327 anos. A cidade que é a primeira dos Sete Povos da Missões, inicialmente era uma redução dos padres jesuítas espanhóis, que vieram catequizar os índios guaranis que habitavam a região na época. Pelo tratado de Tordesilhas, a região pertencia aos espanhóis, sendo que a colonização e alfabetização inicial se deram na língua espanhola.
.
Quando Portugal entregou aos espanhóis a região onde hoje é o Uruguai, recebeu dos espanhóis a região dos sete povos. Antes de ser munícipio, São Borja pertencia ao município de Rio Pardo, um dos mais antigos do estado gaúcho. O nome dado a cidade foi em razão se seu padroeiro, São Francisco de Borja, jesuíta catequista da Companhia de Jesus fundada por São Nicolau.
.
Cidade dos presidentes, como também é chamada, teve ilustres nomes da política brasileira. Getúlio Dornelles Vargas (meu parente longínquo) e João Goulart são seus filhos mais famosos. Já foi titulada a capital da produção na década de 80. Fronteira com a Argentina é travessia da rota do sol, que liga o porto de Rio Grande ao de Val Paraíso no Chile. Um de seus cartões postais, além da ponte internacional, é o antigo cais do porto, com seus bares clássicos frente ao por do sol no Rio Uruguai. Com as chuvas do fim de setembro (2009), como em outros períodos do ano, a região ribeirinha ficou debaixo d’água.
.
Nesta época, do seu aniversário, ocorre na cidade a Fenaoeste, a maior feira de agronegócios da fronteira oeste, no Parque de Exposições Serafim Dornelles Vargas. Quem ainda não conhece a região precisa conhecê-la. Aproveito este final de texto para tentar sanar uma dúvida que paira sobre o dia do padroeiro. Em muitos sites datado como 3 de outubro, e comemorado na cidade como 10 de outubro. Quem puder me ajudar explique-me em comentário. Enquanto isso só posso dizer: "Salve Borja !"
.

Juliano Dornelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário