domingo, 26 de junho de 2011

Os Santos Juninos


No Brasil, junho é um mês que remete sempre às tradicionais festas juninas. Em boa parte do país o clima fica mais gelado. Apesar disso no norte e nordeste seguem as temperaturas tropicais. Contudo, em todo o território Tupi-Guarani são festejadas as datas de quatro santos. Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo.

No dia 13 de junho comemora-se o dia de Santo Antônio. Também conhecido como santo casamenteiro. Famoso por seus pãezinhos da saúde. Talvez o mais popular santo no Brasil, e um dos mais populares no mundo. Franciscano da ordem de Francisco de Assis, assim como o brasileiro Frei Galvão.

Em 24 de junho comemora-se o dia de São João. João Batista era filho de Isabel, prima de Nossa Senhora, e batizou Jesus no rio Jordão. João também é conhecido como o autor do Apocalipse. Livro em que o Espírito Santo dita o fim dos tempos. 

Dia 29 de junho comemora-se o dia de São Pedro. Pescador que foi chamado por Cristo para se tornar pescador de homens. Simão Pedro recebeu de Cristo a missão de fundar a igreja após a morte e ressurreição de Jesus. Também foi o primeiro Papa. Neste dia também se comemora o dia de São Paulo. Paulo, antes da conversão, chamava-se Saulo e era fariseu. Converteu-se ao cristianismo quando o próprio Jesus lhe apareceu no caminho de Damasco.

Em todo o Brasil comemora-se a data dos santos juninos com uma festa tradicional, geralmente em volta de uma fogueira, ao som de músicas típicas, com as pessoas vestidas de caipira. Onde se come amendoim, rapadura, pipoca, pé-de-moleque, bebe-se quentão e muitas outras comidas e bebidas. Ainda há as tradicionais danças da quadrilha, casamento na roça e a prisão, onde os participantes são presos, e para serem soltos devem pagar uma prenda. Além das pescarias, jogo de argolas e muito mais.

Mas o principal de tudo isso é lembrar do verdadeiro motivo. A missão de Cristo, traduzida na história destes santos que trilharam caminhos de fé que servem de exemplo para todos os cristãos. Salve Antônio, Salve João, Salve Pedro e Salve Paulo.


Juliano Dornelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário