segunda-feira, 2 de maio de 2011

Anjos e Demônios


No fim de semana do dia do trabalhador, enquanto muitos comemoravam as conquistas dos direitos do trabalhador, o mundo recebe duas boas notícias. Primeiro a beatificação de João Paulo II. Em segundo, e não menos importante, a morte do terrorista internacional Osama Bin Laden.

João Paulo II teve uma vida santa. Durante o seu papado pregou a paz entre os povos. No fim de sua vida sofria do mal de Parkinson. E foi justamente a cura deste mal, que sofria uma freira, que foi reconhecido como o seu primeiro milagre. Mas nem todos que morrem viram santos.
.
Já o líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden, por exemplo, era o procurado número um do FBI. Dentre os seus feitos destacam-se os atentados às torres gêmeas do World Trade Center e ao Pentágono. Responsável pela morte de milhares de pessoas. Neste sentido os americanos saíram às ruas para comemorar, o que para eles é, a vitória do ocidente sobre o terrorismo.

No entanto, ainda não sabemos se a morte de Bin Laden pode ser vista com tal ênfase. A Al Qaeda é uma organização que trabalha com autonomia em diferentes lugares do mundo. Estamos entre o toque de recolher sob o risco de retaliação terrorista, e o início de uma nova era de paz entre o ocidente e os fundamentalistas Islâmicos. Hipótese, esta, que considero distante. Mas ainda bem que existem pessoas de boas intenções. Contudo continuaremos vivendo numa realidade onde existem mocinhos e bandidos, assim como anjos e demônios.


Juliano Dornelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário