terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

O que nos torna eternos .'.


O QUE NOS TORNA ETERNOS .'.

Somos movidos por alguma coisa. Sonhos, metas e objetivos. O norte de cada um se torna o respectivo lá. Em contexto distinto, o lá, por vezes, está ligado à origem, tão quanto ao destino. O lá da infância ou o lá no futuro. O fato é que o lá, de onde viemos e pra onde vamos, está conectado no aqui e agora. Que se torna tão motivacional e influenciador quanto a origem e o destino da jornada de cada um.

O infinito é maior que a soma das coisas finitas. Transcende o que tem início e fim. Porém, compreende o movimento de inícios e fins. O que está compreendido em um contexto de continuidade. Neste plano, equivale a continuar trabalhando, mesmo quando em dia de folga ou em busca de oportunidade; Continuar os estudos, mesmo quando em férias. Continuar amando as pessoas, mesmo quando sozinho, solteiro e disponível.

Em um plano cósmico, compara-se as órbitas elípticas dos astros. Como as luas em volta dos planetas; Como os planetas ao redor das estrelas; Como as estrelas em torno das galáxias; Como as galáxias em expansão no universo. Como os universos e o cosmos na eternidade das coisas imateriais.

Viver neste plano é uma oportunidade à eternidade. Se compreendermos o segredo, estamos caminhando na direção de nos tornarmos eternos. Isto implica priorizar o contínuo frente ao temporário; O imensurável frente ao espaço tempo; Os dons frente aos respectivos frutos; O espírito frente ao atributos do templo físico das espécies.

Há coisas boas neste mundo que servem pra nos conectar ao que há de melhor no universo. Amar, trabalhar e aprender. Isto, sim, é eterno. Muito além dos relacionamentos, ganhos e conhecimentos da phisis. Nesta direção, é o que precisamos priorizar na caminhada. É óbvio que, mantendo os pés no chão. Mas elevando o pensamento e os sentidos aos céus.

CONSELHO DOS ANCIÃOS .'.
Dá Série - Contos de Paz . . .

O jovem aprendiz veio, ao encontro dos arcanos maiores, pedir um conselho. Perguntou o que deveria priorizar em sua jornada. Se deveria focar-se no trabalho, nos relacionamentos ou na aprendizagem. Mesmo sabendo que os dois primeiros formam a composição do último. 

Os anciãos conversaram entre si e fizeram-se a pergunta: "Onde vamos?"

Cada um respondeu o que deseja a si e aos entes queridos. 

Então, o jovem aprendiz perguntou-lhes: "Sim; Mas o que realmente importa? O que há, maior que a saúde, a longevidade, o conhecimento, os títulos, os graus, as riquezas, as heranças e o legado?". 

Naquele momento, recebeu a resposta que o colocou lá (...)

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário