quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Aos idosos - Direitos Adquiridos


O envelhecimento da população, devido à redução da taxa de natalidade e aumento da expectativa de vida, torna, cada vez mais, essencial preservar (garantir) os direitos, e adaptar o mundo, aos idosos. 

No Brasil, temos o Estatuto do Idoso que tem por objetivo garantir direitos a pessoas com mais de sessenta anos. Contudo, alguns direitos são assegurados após os sessenta e cinco anos, como a Assistência Social e o passe livre em transportes públicos.

Pelo Estatuto, o idoso tem direito, ao trabalho, à cidadania, ao lazer, à dignidade, ao respeito, à educação, à cultura, ao esporte e tantos outros direitos garantidos. 

O fato é que os direitos adquiridos pelos idosos ainda carecem ser colocados em prática na sua totalidade. Por lei, cinco por cento, das vagas em estacionamentos, deveriam ser destinadas a idosos. Assim como três por cento das unidades habitacionais. Pergunto ao leitor: 'Isto é realidade? Ou precisamos por na prática?'.

Obviamente temos que implantar, fiscalizar e vigiar, o que a lei sugere. A população idosa cresce e integra a sociedade como as outras gerações. Cabe a nós, como cidadãos, compreender e contribuir para que os idosos tenham boas condições sociais. Aos mais jovens, vale lembrar que também serão idosos no futuro. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário