quinta-feira, 9 de maio de 2019

Tolerância Religiosa


O fundamentalismo religioso, assim como fanatismo e o radicalismo, vem colocando em risco a paz mundial. O que me refiro está além da guerra santa entre árabes e judeus. Falo sobre os fundamentalistas evangélicos que, constantemente, apontam outras religiões como politeístas ou hereges. Principalmente quando falamos das religiões afro-brasileiras, o espiritismo, o catolicismo e a magia. 

O certo é que a paz mundial requer tolerância. Entender que nem todos temos a mesma crença. Sendo que cada indivíduo tem o direito em optar pela religião que quiser. A liberdade religiosa é política. Contudo, o fanatismo vem destruindo os relacionamento pacífico entre pessoas que encontram-se em diferentes religiões. 

Por outro lado, a discriminação ocorre até mesmo dentro dos templos. Católicos são acusados por cultuar os santos. Certa vez que a bíblia cristã fala em ter apenas um Deus e Senhor. Mesmo assim, religiões diversas, ditas monoteístas, cultuam infinitas entidades. A cada dia são somados novos 'guias' ou referências aos devotos. O que acaba confundindo a fé das pessoas. 

A solução continua sendo a aceitação. Jesus disse que guerras seriam iniciadas em seu nome. Apesar disto, sempre colocou-se a favor do que chamamos paz coletiva. Nisto, acrescento o budismo, o espiritismo e inúmeras outras crenças que defendam a paz, o respeito e a tolerância. Certamente, nenhuma religião é melhor que a outra. Apenas há o momento adequado a cada pessoa. Enfim, a tolerância religiosa, assim como a política, é o passo inicial à paz mundial. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário