terça-feira, 18 de agosto de 2020

Pandemia - Cartas ao leitor II



Terça-feira, dezoito de agosto. Eram nove horas quando levantei da cama. Duas horas após o horário de costume. Ainda estamos em pandemia. O Sol brilha lá fora. Mas a humanidade caminha tímida pelas ruas das cidades. Boa parte ainda está enclausurada em casa.

Às sete horas despertei com o Sol batendo na janela. Liguei o telejornal. Coloquei água e café na cafeteira e fui dormir novamente. Agora são dez horas. Enquanto escrevo este texto, peço que o Pai continue abençoando estes dias livre do álcool e drogas.

Assim que levantei-me, compartilhei uma imagem de uma carteira de tabaco com a frase "fumem por mim neste dia". A foto foi compartilhada em grupos virtuais com mais de duzentas mil pessoas. Uma tentativa de seguir, desde já, no ar puro.

Até parece um ato criminoso. Mas a verdade é que tudo o que muitas pessoas desejam nestas horas é beber e fumar. Lembrei-me dos dias em que acordava fumando baseado. Estou livre. Um dia de cada vez. Vamos indo. Assim cortei o tabaco durante três anos dos trinta e dois aos trinta e cinco. Assim que resolvi proceder desta vez.

A verdade é que as drogas já não me pertencem mais. O resquício dos velhos hábitos ainda se mostram nos sinais do tempo. Mas agora penso em outras coisas. Não há porque beber. Não há porque fumar. Não há porque drogar-se.

Abstêmio das substâncias químicas, zelo cada minuto ao ar puro. Um desejo que demorei dois anos para executar. Assim só venho conseguindo quando corto o consumo das bebidas alcoólicas. Consequentemente, das drogas ilícitas.

O primeiro livro da trilogia "O Bom Combate" ainda estava na prensa até ontem. Liguei para o Rio de Janeiro e pedi que a editora adiantasse e a impressão. Embora já tenha divulgado a primeira parte da obra em e-book.

O que fazer agora que estou zero álcool? Para que convido as mulheres para beber: café ou chimarrão? Ambos me soam melhor que álcool e drogas. Não prometo nunca mais fumar baseado. Mas tenho certeza que não gasto mais nem um centavo em drogas.

As contas apertaram. O Corona Voucher ainda está esperando no aplicativo Caixa Tem a ser depositado em minha conta corrente. Temos três semanas até lá. Tenho que sair do cheque especial. Acertar contas. Guardar o troco.

Quanto à Pandemia, ainda estamos em quarentena. Esta é a melhor forma de proteger-se. Usar máscaras e álcool gel continua sendo a alternativa mais segura. Evitando o contato social até que tudo se estabilize.

Nenhum comentário:

Postar um comentário