sexta-feira, 26 de março de 2021

Filosofias religiosas


ALÉM DAS RELIGIÕES PÓS-ILUMINISTAS

Religare é a tentativa (filosófica) coletiva em harmonizar forças (ideologias) entre individuos e natureza; Universo ou poder superior. O que se sabe e o que se desconhece. Chamando-o sagrado, sobrenatural ou divino.

Diz-se que o homem nasce puro. A sociedade o corrompe. Enquanto o bem e o mal estão em cada um. Ninguém configura-se cem por cento bom ou mau. Inclinado ao que alimentamos mais.

Enquanto o Positivismo chama vivos (encarnados) ou mortos (desencarnados); Materialmente, dos mortos resta o legado (código) genético, artístico (produção) ou intelectual (conhecimentos). Pois não comprovam a existência do plano espiritual. Entretanto, questionem, inclusive, o Criador.

Embora inexista retro-alimentação direta (material) entre os planos (quando esclarecido), fora o canibalismo tribal; há o que chamamos alimentos psíquicos ou emocionais. Motivacionais, crenças ou ritos místicos. 

Eventualmente, em relações vampiristicas ou homicidas. Como nos vícios induzidos pela obsessão. Não refiro-me exclusivamente aos encostos. Mas, também, na obsessão dos vivos sobre os vivos.

Zombeteiros, obsessores ou esclarecidos é nomenclatura originária no Espiritismo. Nesta filosofia somos o "espírito encarnado" (médium). Dize-se que evolui-se espiritualmente quando desprende-se dos apegos terrenos. Dogmas, vícios, paixões ou emoções.

Sabendo que ainda inexiste uma palavra, ou nome, que defina completamente o que se desconhece. Desde a ancestralidade, os filósofos tentam entender o ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário