quinta-feira, 1 de julho de 2010

Concte-se ao novo mundo


Falei tantas vezes sobre a mundialização da cultura no mundo globalizado dos dias atuais. O inglês tornando-se língua universal. O rock and roll, o cinema de Holywood, a coca-cola e o fast food foram alguns exemplos lembrados deste processo. Mas, com o advento da internet, não podemos esquecer-nos da World Wide Web. O maior sinal destes novos tempos de cultura global. Neste sentido surgem as cidades virtuais e o governo eletrônico.
.
Hoje em dia a alfabetização eletrônica e digital se dá antes mesmo da alfabetização propriamente dita. Tenho um filho de 12 anos que já jogava Prince of Persia, do windows, e navegava pela web antes mesmo de aprender a ler. Com simples instruções tipo 'clique aqui' para 'acontecer isto' as crianças da geração online desvendam este novo mundo. Portadores de uma identidade virtual, vestem seus avatares para passar de fase. Mais uma fase deste 'game' chamado vida.
.
Os esforços dos governos são notáveis, e incansáveis, para a inclusão digital dos excluídos. Os analfabetos digitais. Que, apesar de cada vez mais raros, ainda existem em grande quantidade. Contudo estamos nos aproximando de um tempo em que as cibercidades sairão do plano virtual para o mundo real. A cibercultura já ganhou grande espaço. Está em tudo e é para todos. Ou pelo menos para os que tem acesso.
.
Se ainda enfrentamos problemas básicos com a alfabetização tradicional, por outro lado os novos mecanismos de educação estão revolucionando as salas de aulas. Apresentações em power point ao invés do velho quadro negro. E isto não é nada. Fóruns virtuais de discussão sobre os mais variados assuntos. Cursos virtuais online. Hoje é possível quase tudo neste sentido. Se um dia o homem criou as tecnologias, hoje em dia posso dizer que as tecnologias estão recriando o homem. Conecte-se à esta realidade.
.
Juliano Dornelles

Um comentário: