quinta-feira, 15 de julho de 2010

Mitologia e Sincretismo



Entre as distintas religiões e as muitas filosofias, o homem buscou nos deuses um espelho para se tornar um ser mais evoluído. Buscou conselhos e exemplo a seguir. Contudo na correlação entre estas entidades espirituais não há uma coerência, sobre tudo entre os orixás africanos e os santos católicos. Ao contrário da relação existente entre os deuses gregos e romanos.
.
Entre a mitologia grega e romana há alguns deuses com caraterísticas semelhantes que foram, com o tempo, relacionados como sendo a mesma divindade. Por Exemplo Zeus para os Gregos é como Júpiter para os romanos. Assim como Atenas e Minerva. Afrodite e Vênus. Hera e Juno. Hermes e Mercúrio. Dioniso e Baco. Ou Poseidon e Netuno. Tais divindades possuem a mesma atribuição e a mesma história. São regidos pelo mesmo elemento ou planeta. E desfrutam dos mesmos poderes e características.
.
Com o sincretismo da Umbanda em relação aos santos católicos não há esta relação. Apesar de características semelhantes a historia dos Orixás não é a mesma dos Santos Católicos. Na Umbanda, Xangô (Anjo Miguel para os Católicos) teve três mulheres, e era inimigo de Ogum (São Jorge). Oxalá (ES, Jesus ou Senhor do Bom Fim) seria o pai de todos e Iemanjá (Nossa Senhora) a grande mãe. Mas também admitia outras mães como Oxum (Nossa Senhora Aparecida). Que para os católicos são a mesma.
.
Como se sabe, pela bíblia católica, os anjos não tem sexo, e muito menos mulheres. Pelo menos nada fala. E o único inimigo de Miguel é o próprio inimigo de Deus. Enquanto São Jorge, servia ao Cristianismo, veio depois de Cristo, e lutava por este. Há quem diga que o sincretismo foi proposto para enganar os católicos, fazendo que que estes seguissem os 'deuses' africanos (Orixás) como sendo os seu próprios deuses. Outros ainda acreditam que isso tudo começou apenas porque os escravos não tinham a permissão de cultuar seus deuses, então atribuíram estes aos santos católicos. Pois poderiam adorar imagens de santos.
.
Entre semelhanças e diferenças devemos ter em mente que cada crença é única. Há os filhos de Zeus, e os filhos de Júpiter. Há quem segue Jesus e quem se diz filho de Oxalá. Há os devotos de São Jorge e Santo Antôinio. E os que se identificam com Ogum e Bará. Não devemos confundir uns com os outros, até por não é possível seguir dois Senhores. Deus é um só. Decida em quem você acredita.
.

Juliano Dornelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário