segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Aprendizes do caminho


É comum que em nossa jornada aprendamos como os erros e acertos que cometemos. E também com os erros e acertos dos outros. Exemplos de superação são bem vindos a todos aqueles que buscam o desenvolvimento pessoal. Superar obstáculos vai além de transformar o limão em limonada. É preciso ir muito mais a frente. Pouco adiantaria dar o pulo do gato se na sequência da caminhada fizéssemos escolhas que os comprometessem perante nossos próprios conceitos, ou até mesmo os conceitos dos outros.

Se de um lado precisamos nos aceitar como somos, de outro precisamos negar a nós mesmos para nos reinventarmos e recriar nossa identidade a cada momento. Algumas coisas devem ser deixadas para trás. Outras devem ser levadas em frente. Prosseguir com a experiência da vida traduzida em atitude pode salvar o homem. Muito além do conhecimento propriamente dito, a sabedoria é consciência e ação que podem acrescentar anos de vida a cada um. E salvar-nos dos mais perigosos obstáculos. E a superação sobre os mais difíceis desafios.

Bauman diz que 'é preciso compreender a nós a aos outros',. Neste contexto acredito ser necessária esta compreensão para alcançarmos o grau de desenvolvimento preciso e a satisfação pelos feitos do caminho. O entendimento abre um novo leque de possibilidades. Concordo com Morin o qual lembra que 'precisamos acordar para o novo'. A transformação do mundo inclui uma coexistência da criação e da destruição. Partir do zero será preciso sempre que quisermos reescrever o futuro.

Quando Descartes fala que 'a mente humana é uma alma imortal', ele já introduz um pensamento de continuação e posteridade aos nossos tempos. Pois nossos pensamentos continuarão vivos. Seja em livros, vídeos e outros inventos, ou através do conhecimento hereditário passado de geração em geração, de consciência em consciência. Precisamos despertar. A qualquer momento. Até mesmo 'antes tarde do que nunca'. Mas quanto mais cedo melhor.

Cada vez que partimos de um conhecimento previamente alcançado temos a chance de ir mais longe do que se tivéssemos que voltar ao começo e redescobrir o fogo e reinventar a roda. Devemos e precisamos utilizar tudo aquilo que temos a nossa disposição. O conhecimento é uma arma que utilizada para o bem pode realizar milagres. Não milagres divinos, mas milagres da consciência e do despertar filosófico que abre a mente dos homens para outros caminhos. Contudo se Sócrates já dizia 'só sei que nada sei', neste sentido, Darwin falava que 'a absoluta ignorância estava por substituir a absoluta sabedoria'. O que nos lembra o Provérbio 3:7 "Não sejas sábio aos próprios olhos". E somente com humildade de assumirmo-nos como eternos aprendizes é que poderemos chegar perto de tornarmo-nos senhores de própria jornada. Sigamos em busca do conhecimento, entendimento e da sabedoria  que transforma o mundo, transformando a nós mesmos.


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário