quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Formalize seu negócio


Hoje em dia está cada vez mais fácil tornar-se um empreendedor. Com o surgimento do Simples Nacional os trabalhadores que viviam na informalidade agora podem ter o seu negócio dentro da lei. O MEI, ou Microempreendedor Individual, contribui com 5% de um salário mínimo ao INSS e garante a previdência, formaliza o seu negócio e contribui para o desenvolvimento do país. É possível cadastrar até 15 atividades com apenas um CPF, e você recebe o seu registro de CNPJ no mesmo dia. 

No MEI é permitido ter no máximo um funcionário. E o registro pode ser feito independente do registro de autônomo, caso o microempreendedor tenha alguma graduação de nível superior ou técnico. Dentre as atividades podemos citar os instrutores de idiomas, comerciantes em geral, fabricantes de produtos múltiplos, serviços técnicos como técnicos em informática e outros tantos. As atividades que podem ser incluídas estão dispostas em uma lista no portal do empreendedor. 

O registo como microempreendedor possibilita que o trabalhador execute outras atividades como a de ser funcionário de outras empresas, por exemplo. De outro lado, possibilita que atue como prestador de serviços legalizado, podendo assim dar notas fiscais e fazer declaração anual. Alguns serviços não se enquadram no MEI, mas se enquadram nas atividades de profissional autônomo, e vice versa. As contribuições no INSS como Autônomo, Trabalhador assalariado e Microempreendedor se complementam construindo assim uma aposentadoria baseada no cálculo da previdência sobre a soma de todas as contribuições. Ganhe tempo e dinheiro. Formalize-se e contribua para o crescimento do país. 

Juliano Dornelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário