quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Lutar pra vencer


Em nossa caminhada lutamos por determinados objetivos. Temos ganhos e perdas. Não será possível vencer todas. De outro lado, cada pessoa necessita e busca alcançar objetivos específicos. Nem todo mundo busca a mesma coisa. Mas há objetos de desejo em comum à maioria das pessoas. Trabalho, boa forma física, estudo, relacionamento, saúde física e mental, crescimento humano e evolução espiritual. 

Apesar de nem sempre podermos avançar em todas as áreas. É normal que cada um de nós lute por seus desejos. De outro lado, os objetivos mudam de tempo em tempo. É aconselhável que busquemos algo. Pois a busca dá sentido à vida. Para um desempregado, arrumar um emprego é um avanço. Para um analfabeto, aprender a ler é conquista. Para alguém que está doente a cura é o maior bem que lhe interessa. 

Nem todos conseguem ver assim. Muitos de nós vemos nas conquista materiais o objeto de desejo. Não há mal nenhum nisso. Mas, devemos também valorizar outros tipos de riqueza. Há um ditado que diz que 'o dinheiro não traz felicidade'. Mas para muitas coisas precisamos dele. Quem não gosta de comer bem, vestir bem, morar bem,... De outro modo  a conquista maior está em ser feliz a partir das  pequenas coisas. Valorizar mais o que se é do que o que se tem. E o que se tem do que o que se deseja. Contudo, a partir do que se  é e do que se tem, ir atrás do que se quer. Este é o caminho da evolução natural.

Para alguém que tem 120 kg, chegar aos 100kg é um avanço. Para um ex usuário de drogas, deixar de beber nas noite do réveillon é liberdade. Para alguém que vive no ócio, correr atrás de um trabalho, ou estudar para um concurso público, é uma conquista até mesmo maior do que o próprio resultado final. O ganho está na perseverança, na paciência e na atitude. É necessário querer algo, ir em direção de algo, acreditar na busca e na caminhada.

A partir de cada avanço já conquistado, podemos seguir em direção a conquistas maiores. Ao invés de se acomodar com aquilo que possuímos, ou reclamar daquilo que temos, corramos atrás de nossos anseios maiores. Tornemos os sonhos realidade dentro do alcançarmos. Sendo feliz a partir daquilo que possuímos. O de mais é fruto de nossas escolhas, capacidades e limitações. Com corpo são e mente sã, somos capazes de ir 'muito mais' além. Ordem e progresso é o lema. Acredite.


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário