domingo, 12 de fevereiro de 2012

Boemia, trabalho e pesadelo


Quando chega o fim de semana comemoro a possibilidade de ficar em casa para ver um Dvd, fazer uma pizza, ficar até tarde navegando e, quando possível, convidar alguém para me fazer companhia. Também posso dormir no dia seguinte até mais tarde. Além do normal. Hoje, como estou com a visita de minha mãe, resolvi fazer um pouco diferente.

Era umas 20:30 convidei um amigo para irmos até a Cidade Baixa, um dos bairros mais boêmios de Porto Alegre, sentar em um bar, pedir uns petiscos e ficar olhando o movimento. Fomos caminhando até a zona onde se localizam os bares, pubs e casas noturnas. Uns 35 minutos de minha casa, caminhando num ritmo tranquilo. Chegando lá o povo se mostrava enlouquecido com o pré-carnaval que se propaga por toda a cidade. Ruas fechadas, sambistas com seus instrumentos em pequenas rodas de samba, blocos de foliões entorpecidos de álcool e outros malucos.

No primeiro bar aguentei menos de uma hora apenas apreciando uma bebida gelada e o movimento intenso. No caminho de volta para casa, resolvi parar em uma lanchonete, para fazer a refeição da noite. Meu amigo resolveu voltar antes. Pedi um super 'xis-burguer', conhecido por aqui como 'big-podrão', o qual não consegui matar por completo. Realmente uma bomba calórica. Que certamente ajudará no desenvolvimento de pesadelos na madrugada. Me lembrei do full english breakfast que comia em Londres quando estive por lá. Sensação digestiva semelhante.

Para não sair do clima de trabalho, aproveitei a passagens pelos bares para panfletar minha última arte gráfica. Quem sabe alguém me liga no domingo para fazer um blog. Ou até mesmo para tomar um chimarrão na Usina do Gasômetro. Na finaleira, ainda tive que investir mais uma grana em uma corrida de taxi. Pois nestas bandas, a esta hora da noite é arriscado andar a pé.

No fim do percurso, moral da história e resumo da ópera: Mais uma vez cheguei a conclusão que o meu lugar é em casa. Este tipo de diversão, ligada a boemia da noite, não faz parte da lista de atividades que mais chamam a minha atenção. Aqui do meu lado, para quem vai dormir de barriga cheia, ainda há uma esperança de que a carne e a salada do lanche estejam dentro do prazo de validade. Para aqueles que a encerraram a noite de maneira mais soft, e na esperança do retorno semelhante, desejo-lhes bons sonhos. 


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário