sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Progresso e desenvolvimento

Chegamos a mais uma sexta-feira. Como de costume vamos falar do que nos motiva a lutar no dia-a-dia. A palavra é desenvolvimento. Desenvolvimento pessoal. No trabalho, no estudo, na forma física, nos relacionamentos, no entendimento e na solução de cada problema que encontramos na caminhada. Cada um tem seu tempo. Isto é certo. Mas todos queremos viver em abundância.

 A vida é composta de fases. Para alguns, certas fases demoram mais para chegar ou passar. O que para uns é passageiro para outros pode ser mais prolongado. Há tempo pra tudo. O importante é que cada um descubra o seu, e aproveite da melhor forma. Não há um tempo certo para se formar, começar a trabalhar, conquistar a independência, casar, substituir a boemia pela sobriedade... Enfim, cada um sabe o que quer. E busca dar cada passo conforme o próprio ritmo aproveitando as oportunidades que dispõem.

Cometer erros é comum na jornada. Mas inteligente é aprender com eles. Renunciando atitudes e hábitos que não acrescentam nada. E incorporando ações que agregam algo positivo. É como trocar a preguiça que faria você dormir até tarde, pela produtividade de acordar cedo, arregaçar as mangas e fazer o que deve ser feito. Cada um na sua posição. Seja estudando, trabalhando, procurando trabalho ou prospectando clientes; Lendo um livro, dialogando de forma construtiva, acompanhando as notícias no rádio, realizando uma atividade física ou até mesmo meditando positivamente.

Nem todos buscamos as mesmas coisas. O que para alguns seria pouco, par outros pode ser o suficiente. Para uns o que importa mais é a quantidade, pra outros é qualidade. Dosar ambos seria o ideal. Trabalhar muito, mas sem exaurir-se. Guardando tempo para atividades que lhe dão prazer e lhe trazem a felicidade. Podemos  felizes dirigindo o carro até o trabalho, ou exercitando as pernas em horas diárias de caminhada. Podemos ser felizes fazendo uma dieta, ou almoçando bem em um Buffet livre. Malhando no fim da tarde ou sesteando após o almoço. Curtindo as baladas da noite, ou assistindo um bom filme na televisão.

Talvez o que alguns julgam como sendo a vida ideal para eles, não seja a vida ideal para o seu vizinho, irmão ou amigo. Mas uma coisa é certa. Saúde e dinheiro não fazem mal a ninguém. Conhecimento e boas amizades também. O que também é certo é a tendência de cada um concentrar-se no que é prioritário para si. É normal que as prioridades mudem com o tempo. Isto faz parte da evolução. No mais, ordem e progresso a cada um de nós. 


 J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário