sexta-feira, 23 de março de 2012

240 anos de Porto Alegre


Como todos sabemos, Porto alegre, capital do Rio Grande do Sul, está completando 240 anos. Cidade fundada por portugueses à margem do Lago Guaíba, que por muitos anos foi chamado de Rio Guaíba. Com uma milhão e meio de habitantes Porto alegre é a capital mais ao sul do Brasil. Terra de dois times campeões mundiais (Grêmio e Internacional). POA, como também é chamada, já foi chamada de Porto dos Casais, em virtude do fato de que o  rei de Portugal mandou dezenas de casais de açorianos para povoar a região na época da colonização. Bom, até aqui aposto que você já sabia de tudo, mas vamos ao que interessa.

Na semana da comemoração dos 240 anos, Porto Alegre será palco de inúmeros eventos. Dentre eles podemos destacar alguns shows que acontecerão pela cidade. Neste sábado teremos a apresentação da cantora Maria Rita no anfiteatro pôr-do-sol, onde interpretará músicas de sua mãe, a Porto-Alegrense Elis Regina. No domingo teremos show em vários outros locais para completar o que está sendo chamado de 24 horas de cultura. Na usina do Gasômetro por exemplo, no domingo, teremos shows da banda Tópaz, Acústicos e Valvulados e do músico Nei Van Soria (a partir das 16h).

Outros shows acontecerão espalhados pela cidade. Na praça da Encol, na Avenida Nilo Peçanha, Terá show de Fernando Noronha e Black Soul. Na vila Mario Quintana, teremos carnaval comunitário. Na escadaria da Igreja Nossa Senhora da Dores, no centro, teremos apresentação de coreografia às 20 horas. O grupo de samba Fique Atento toca na praça Salomão Abraão às 17 horas. No largo da Feira Moab Caldas, Gustavo Martins e banda também às 17 horas. Paulo Dionísio e Banda na Praça Carneiro Cruz às 18 horas. 

A programação segue durante a semana. Já na segunda feira teremos show de Maria Luiza Benites no Largo Glênio Perez , em frente ao mercado Público, às 12 horas  e de Armandinho às 19 horas no mesmo local. Após a realização de eventos por toda a cidade, durante uma semana completa, que se iniciam neste sábado, a programação se encerra com o tradicional Baile da Cidade no Parque Farroupilha (Redenção) na noite do dia 31. Veja a programação completa dos eventos no site

Serão inúmeros eventos, e motivos para comemorar este 240º aniversário da cidade. Porto Alegre, cada vez mais cosmopolita, segue o caminho do crescimento rumo ao futuro. São inúmeras obras a serem realizadas. Podemos citar a revitalização da Cais do Porto e as obras na orla do Guaíba. O Projeto do metrô que promete a muito tempo a solução para os problemas de transporte na cidade. A construção da Arena do grêmio e a reforma do Beira Rio. E inúmeras outras obras que a cidade precisa e que serão feitas. 

Para finalizar encerro esta postagem com um poema de minha autoria que ficou entre os vencedores da última edição do Apolinário de Porto Alegre, e publicado na Edição Especial de Poesias 2012 da CBJE. No mais, parabéns a todos aqueles que fazem desta cidade um Porto Alegre.


Na Porto Alegre dos casais

Às vezes ando pela Andradas
Recorto o centro por suas escadas
Medito sob o sol de belas praças
Na Porto Alegre, minha amada

Este namoro segue pelo cais
Esquina democrática, Ipanema
Gasômetro, Marinha e toda a cena
Na Porto Alegre dos Casais

No Brique da Redenção saúdo todos
Chimangos, Maragatos;
Gremistas, Colorados
Gaúchos e outros loucos

Há sempre um fórum Social Mundial
Cosmopolita como um GRE-NAL
Como os profetas do Mercado Público
Como os atletas que estão por tudo

Moinhos de Vento sopram o recado
Que o Guaíba é um lago
Sendo poeta, sigo meu rumo
O Laçador é testemunho


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário