sexta-feira, 23 de março de 2012

O eterno mestre do humor



Ao assistir o Jornal Nacional desta noite me deparei, tardiamente, com a triste notícia de que havia falecido o humorista Chico Anysio. Aos 80 anos o mestre do humorismo pós-moderno no Brasil sai dos palcos para contracenar no céu como São Pedro. Fico imaginando neste momento em qual personagem Chico escolheu para se apresentar no céu na sua passagem para a eternidade. Eram tantos que se torna impossível enumerá-los. 

Chico começou sua carreira no rádio, mas foi na televisão que alcançou o seu apogeu. Foi campeão de audiência na televisão durante sete anos. Era habilidoso em outras áreas. Sobretudo em descobrir outros humoristas. Ajudou a lançar inúmeros talentos do humor brasileiro. 

Em uma das frases de Chico, que encontrei agora na internet no site da Globo.com, ele já anunciava  com humor como seria a sua morte: 'Vou morrer no Projac, depois de um diretor dizer: "Corta. Valeu, Chico". Eu direi. "Que bom que valeu" e morro em seguida. Será bonito.'. Em outra frase, no mesmo site, ele falou sobre sua experiência com o tabagismo: 'Me arrependo enormemente de ter fumado durante 40 anos'.

Recentemente, já em março deste ano, a última e oitava esposa de Chico colocou em na sua página do Facebook que o mestre do humor era "uma das vítimas de uma geração desinformada que usava o cigarro por uma questão de charme". Assim como já desejava Chico Anysio, esperamos que seu exemplo sirva para desencorajar o uso do tabaco.

Mas a principal lição que Chico nos deixa é a de encarar os problemas cotidianos com doses de humor. Essa é a maneira mais fácil de ultrapassar os obstáculos que encontramos na jornada. Outra lição é a de que a vida como a conhecemos é passageira. E que neste sentido devemos aproveitar a oportunidade de estarmos vivos para transmitir momentos felizes às pessoas que fazem parte de nossos círculos de interação. E certamente este é o maior legado que Chico deixa a todos nós. Como diria um dos alunos da escolinha ao Professor Raimundo. Vai com Deus ‘amado mestre e incontestável guru!'

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário