quarta-feira, 7 de março de 2012

Dia internacional da mulher


Nesta quinta, 8 de março, celebramos o dia internacional da mulher. E tudo começou no dia 8 de março de 1857 quando mulheres operárias de uma fábrica de tecidos em Nova York ocuparam a fábrica fazendo  uma grande greve para reivindicar maiores direitos. A data de 8 de março foi oficializada como dia internacional em 1975 pela ONU, mas desde 1910 já era comemorada inicialmente na Dinamarca.

Esta é uma data para refletirmos no papel das mulheres na sociedade. Como irmã, filha, mãe, trabalhadora, dona de casa e de inúmeras outras formas em que se enquadram. As mulheres sofrem discriminação. Por vezes também sofrem agressões dentro dos seus próprios lares. Muitas delas trabalham em subempregos e ganham menos que os homens para realizarem a mesma função. Este é um quadro lamentável e que deve ser mudado.


Há centenas de grupos pró direitos das mulheres no brasil. Em Porto Alegre podemos testemunhar a luta de alguns deles. Neste sentido será realizado um ato no Largo Glênio Peres, no centro de Porto Alegre, em frente ao Mercado Público. Militantes de inúmeros movimentos sociais se reunirão por ali a partir das 17h. E aonde a mulherada vai eu também vou. Te vejo lá para comemorar esta data. No mais, parabéns às mulheres!

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário