quinta-feira, 14 de junho de 2012

Dos sites aos blogs


Geralmente quando faço uma visita técnica a um parceiro, ou participo de uma prospecção aonde tenho que mostrar um portfólio,  ou explanar em que consistem meus serviços e produtos acabo mostrando meu blog pessoal. Quase sempre me perguntam qual a diferença entre site e blog. Tento explicar que os blogs continuam sendo sites. Mesmo sendo posterior aos sites tradicionais, podendo ser visto como uma categoria ou até mesmo uma evolução dos websites comuns. 

No Livro Blog.com, de Raquel Recuero, Sandra Montardo e Adriana Amaral, há algumas características citadas sobre blogs onde dizem que tais formatos têm como características as postagens cronológicas inversas, a possibilidade de interação via comentário, compartilhamento e seguidores, além da fácil atualização por parte do blogueiro que dispensa conhecimentos em ferramentas de design e programação. 

De fato esta última característica é uma das principais. Ao prospectar um cliente que pede assessoria na construção ou gerenciamento de um blog, destaco a facilidade de construção da plataformas de desenvolvimento como a grande vantagem a eles. A possibilidade de atualização sem custo de manutenção. de outro lado a manutenção opcional.

As plataformas blogs facilitam neste sentido. Oferecem ao cliente a possibilidade de atualização sem maiores problemas. Esta é para mim a característica que faz de um blog a evolução do site tradicional. 

Em termos de layout, recursos visuais, imagens em movimento, ícones coloridos, hiperlinks, páginas internas, formulários de contato e outros recursos, podemos dizer que as limitações de um blog são as mesmas de um site normal. Ou seja: a criatividade.

Apesar do formato visual ser importante, e beneficiar sites e blogs, o principal recurso na construção e fidelização dos públicos continua sendo o conteúdo. Isto não só para blogueiros como o que aqui vos fala, que são mais escritores e jornalistas do que designers; Mas sim na maioria dos sites e blogs de sucesso.

Mesmo com tanta explicação, quando falamos em blogs a maioria das pessoas pensa em sites de um página só com postagens verticalizadas, umas sobre as outras. Esquecendo que os blogs, assim como os sites, podem ter inúmeras páginas internas. O que deixa o blog com a cara de um site característico. 

Mesmo com a possibilidade de obter um endereço '.com' ou '.com.br', muitos internautas optam pelos urls gratuitos oferecidos pelos servidores de blogs. Como Wordpress, Blogspot e blog.com. De qualquer forma os blogs surgem como imprensa alternativa, pautando por vezes os grande veículos de comunicação, e atuando como canais alternativos. 

Apesar de que no início os blogs tinham como característica o formato de diários pessoais, hoje em dia há infinitas categorias de blogs surgindo a cada momento. Especializados em um assunto específico ou geral, os blogs vieram para ganhar a preferência dos internautas. Que vos fala é alguém que já faz parte deste espaço de discussão há algum tempo.

A construção de um Weblog pode ser feita em minutos. Basta você ter uma ideia na cabeça e querer compartilhar como mundo. Crie seu blog agora mesmo e compartilhe suas ideias. Se precisar de uma assessoria me chame e lhe darei uma ajuda. No mais, seja bem vindo à Blogsofera.


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário