segunda-feira, 11 de junho de 2012

Fatos relevantes


Incrivelmente recebo hoje a notícia de que algumas universidades federais iniciaram greve nesta segunda-feira. Como sempre a greve iniciou-se movida pela reivindicação dos professores por melhores salários e condições de ensino. Enfim, uma luta que se estende ao longo dos anos, neste ano ganha importância relevante pelo fato de ser um ano eleitoral.

A luta dos professores por melhores condições de trabalho e valorização da profissão é conhecida de todos há muito tempo. Por ter tido uma passagem rápida por universidades federais, tenho noção de como fica a situação de alunos e professores nesta época.

O fato de 2012 ser um ano eleitoral, aumenta o interesse dos políticos, especialmente dos partidos políticos, em colaborar de certa forma com os professores. Esta ação surge como uma arma que fortalece a empreitada pelo resultado positivo nas urnas.

Mas não é só a possibilidade de aumento do salário dos professores que pode influenciar a decisão de voto no segundo semestre. Este ano contamos com outros eventos importantes que podem influenciar na decisão dos eleitores.

Neste sentido eventos como o ‘Rio + 20’, fortalece partidos que apoiam ações na direção do desenvolvimento sustentável, energia .limpa e preservação do meio ambiente.

Vale também lembrar que estamos cada vez mais perto da Copa 2014,  e das Olimpíadas 2016, ambas a serem realizadas no Brasil. Tais eventos, e consequentemente o andamento das obras que estão sendo feitas para que tais eventos procedam de forma bem sucedida, irão certamente influenciar na escolha a ser feita pelos eleitores na hora do voto.

Assim sendo, posso dizer que será preciso analisar cada ação e decisão política no decorrer dos próximos momentos, para que, como eleitores, possamos saber identificar, não somente quais governantes merecem apoio, mas principalmente os partidos por trás de tais governantes, que por sua vez articulam todas as decisões. Estejamos atentos.


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário