quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Sorria. Você está sendo filmado !


Desde a primeira versão do Big Brother no Brasil, há exatamente treze anos, tenho observado alguns fenômenos sociais de nosso tempo. Um deles diz respeito ao crescimento do interesse do público pela vida alheia. Tanto pelo consumo quanto pela exposição das intimidades. Outro fator a ser observado é a expansão do monitoramento dos indivíduos pelas câmeras de vídeo.

Vamos começar pela ordem inversa da citação acima. O monitoramento da sociedade pelas câmeras espalhadas pelas grandes cidades. Cada vez mais percebo o crescimento do número de câmeras monitorando pessoas. Sejam os pardais nas auto estradas. As câmeras de segurança em condomínios e estabelecimentos comerciais. As webcams ligadas em tempo real nos computadores pessoais pelo mundo a fora. Ou os vídeos gravados de forma voluntária e disponibilizados na rede. 

Este fenômeno cria o que Zygmunt Bauman chamou de abusca do 'equilíbrios entre liberdade e segurança'. Ou, como ele mesmo se referiu em um vídeo gravado ao Fronteiras do Pensamento, 'a fórmula mágica do ouro'. Pois uma vez que ganhamos em segurança, entregamos parte de nossa liberdade. Ou vice-versa. No caso do fenômeno aqui observado, nota-se que somos monitorados em toda parte. Sempre há alguém de olho em nossos passos. Impossível fugir. Impossível se esconder. Somos os protagonistas do filme da vida real. Filme esse que está sendo gravado vinte e quatro horas por dia. Sete dias por semana. De uma forma ou de outra, em um momento isolado, ou durante boa parte do tempo, sempre haverá uma câmera ou outra a registrar parte de nossa caminhada.

Neste sentido surge também o interesse do publico em gravar suas performances. E veicula-las na rede. Assim como assistir a performance de outros indivíduos. Este é um fenômeno percebido com certa intensidade nos sites onde há conversação em tempo real com videoconferência. Assim como no fenômeno Vloger que cresce cada vez mais a cada dia.

Somando o monitoramento 'cinematográfico' das câmeras de segurança aos bate papos com vídeo conferências, e aos vídeos postados por pessoas comuns na web, podemos dizer que vida real ganhou a dimensão de Reality show. Se não há como fugir da gravação, seja ela desejada ou involuntária,  a jogada é entrar no jogo. Sorria, você está sendo filmado.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário