quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Ciberespaço



PODER E DOMINAÇÃO

Na internet, apesar de haver certa liberdade, notamos a prevalência de um grupo seleto dentre aqueles chamados de 'populares'. Os quais são ouvidos pelos respectivos seguidores. 

O problema percebido está no formato da comunicação utilizada pelos internautas que detêm a preferência do público. Um público majoritariamente jovem, carente de maturidade e, portanto, facilmente manipulado. 

Uma manipulação quase que 'unilateral' no sentido da preferência do seguimento modismo de massa. Em uma 'quase inexistência' de contrapontos ideológicos.

Tem sido mais fácil imitar os modelos consagrados do que criar novos caminhos. A questão é a de que tais modelos, por vezes, andam no sentido contrário à ética profissional e à moral dos valores humanos. 

Da mesma forma, a web vem sendo utilizada como ferramenta de domínio político e militar. Em um mundo onde, cada vez mais, informação e conhecimento, somados à capacidade de estabelecer conexões, são sinônimos de poder.


VISIBILIDADE E POPULARIDADE

A produção de conhecimento e o compartilhamento de informação sofrem uma desvalorização frente à produção de conteúdos 'trash'.

Críticas depreciativas, excesso de agressividade, palavrões ofensivos e outros comportamentos que se tornaram influenciadores dos jovens a partir da web.

Será necessário que repensemos a quem patrocinar a visibilidade da popularidade. Que influência e exemplos, cada um oferece ?

COMPLEMENTANDO

Com disse um candidato à deputado, no propaganda política da televisão nestas eleições: 'Quando os bons ficam quietos, os maus tomam conta' (acho que é isso) - Da mesma forma, podemos falar sobre as influências na web. Ou valorizamos os bem intencionados; Ou teremos, cada vez mais (em proporção de visibilidade), conteúdos pornográficos, depreciativos, desrespeitadores e terroristas. Da mesma forma que os conteúdos que fazem apologia às drogas (lícitas e ilícitas).

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário