segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Tecnologias Móveis - O fim e o inicio da liberdade


A evolução tecnológica midiática vem transformando a forma como interagimos. As relações sociais vem sendo remodeladas. Da mesma forma, a relação que temos com o conhecimento e a informação, se torna cada vez mais artificial. Principalmente, a forma como armazenamos os dados, em um contexto de memória social. Ao mesmo tempo, em um ambiente de visibilidade expandida, percebemos ter decretado o fim da privacidade.

A quase onipresença, proporcionada pela ubiquidade, disponível através da comunicação móvel, coloca o internauta em conexão global, ao mesmo tempo em que se movimenta por lugares físicos e virtuais. A possibilidade de produção multimídia, possibilita que todos aqueles que possuírem um Smartphone, com acesso a web, tornem-se produtores, e compartilhadores, de conteúdo textual, fotográfico e audiovisual. 

As mídias locativas agregam informações aos lugares geográficos. Fotos, vídeo, áudio e texto, são agora mapeados via GPS. Cada acesso realizado via dispositivo móvel, permite que a localização do usuário seja mapeada em tempo real. Utilizar a conexão mobile proporciona, ao mesmo tempo, o fim e o início de velhas e novas formas de liberdade.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário