terça-feira, 13 de julho de 2021

Maquiavélico Novo Mundo


MAIS DO MESMO É FUGIR DA SOLUÇÃO

Oh lobos guardiões; nem todos os mundos são pacificadores. Raros promovem a paz, ordem e progresso. Com liberdade, igualdade e fraternidade.

Que mundo é este que tenta humilhar o tabagista, o alcoolista e o drogadicto que quer trabalho? Justamente os que mais precisam de ajuda! Os deixam nas encruzilhadas com um "Não fume". 

Olha que aí tem um "não". Isto é trancar possibilidades de desenvolvivento. Imagine uma avenida. Se trancar um veiculo, tranca uma via inteira. Pois atrás vem gente.

Enquanto servem cachaça ao cachaceiro, ou maconha ao maconheiro, sem, antes, perguntar o que desejam, estão caminhando no sentido contrário à inclusão.

Se o cachaceiro é marginalizado, a esposa dele é obrigada a se prostituir e o filho dele a largar a escola para vender balas no semáforo.

Empregue o cachaceiro e ele não deverá nais na mercearia. Assim também ajudará o padreiro a vender mais pão e não apenas cachaça.

Acredite, defendo este povo, mas estou abstêmio. Seja leproso, prostituta ou cobrador de impostos. Quem não bebe caipirinha? Se até Gandolf fuma cachimbo!

Lembre que o Contrato Social não faz distinção. Embora o homem seja o lobo do homem; nasce bom mas a sociedade o corrompe. Ou mudamos, ou tudo se repete.

Pão e circo sempre foi um drible da vaca. Maquiavel também fazia o bem em conta-gotas. Oh gato xadrez! Conte outra história.

Juliano Paz Dornelles
Mestre em Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário