sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

De sexta a sábado


Sexta-feira é um dia fora do normal dentro dos dias da semana. Para muitos é o encerramento parcial da jornada cotidiana de luta. Em muitas empresas, sexta é um dia em que o pessoal é liberado para usar roupas mais informais. Alguns aproveitam para fazer um happy hour. Outros saem à noite para curtir a balada. Para mim, um dia de preparação para receber o sábado sagrado. 

Quase todas as crenças convergem para a criação em sete dias. E neste mito Deus descansa no sétimo dia. O que faz alguns homens fazerem o mesmo. Alguns realizam esta pausa no sábado. Outros no domingo. E também há quem faça na sexta. Cristãos, árabes e judeus intercalam o que chamam de dia sagrado. Um dia para sair da rotina.

Mas como ainda não é sábado, vamos falar um pouco da sexta. Esta em específico. A chuva no Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre, traz esperança aos rios que sofrem com a seca. Aqui no meu canto, aproveitei a chuva do fim de tarde para limpar a casa. O que para mim foi o terceiro trabalho do dia. Sendo que o primeiro exerço pela manhã vendendo  planos de telefonia celular. E o segundo em casa, à tarde, em meu micro-empreendimento individual. (Não dá para viver só da venda dos livros que escrevo - Nem seria justo morder a madre além da conta). Mas quando achei que ia descansar, depois da faxina completa, umas 21 horas da noite, resolvi ir malhar um pouco. Um treino leve, digno de um dia atípico. Uma sexta-feira 13 de chuva.

Bom, depois é claro que uma ducha veio a calhar para resfriar o corpo. Uma refeição leve a base de frutas e muita água. Um pouco de navegação na internet. E para não passar em branco, uma pequena produção cultural. Alias, quem almeja ser escritor deve produzir sempre que possível. Rainer Maria Rilke já perguntava em 'Cartas a um jovem poeta': "Você acordaria no meio da madrugada para escrever?" Minha resposta é sim. E já fiz isso inúmeras vezes. Sem ambição pela fama, sucesso e reconhecimento. Mas pelo simples prazer, que também sentem e já sentiram muitos outros homens simples, hoje imortais, chamados poetas. 

Sei que isto não são versos em rima cruzada. Mas, assim como Rilke, acredito que um poeta também tenha de fazer uso da prosa. Enquanto isso, com a certeza de que o lar me acolhe melhor do que a rua, ficarei por aqui. Entre frases e versos, compondo a transição da sexta ao sábado. Como diria um veterano ao recém-chegado em uma sala de Narcóticos Anônimos: 'Na sequência o mais lhes será revelado'. Boa noite e bom fim de semana a todos.


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário