quinta-feira, 12 de abril de 2012

Educação direcionada

Todos aqueles que passaram pela escola ocidental puderam perceber que o currículo está basicamente dividido entre as ciências exatas, as humanas e as biológicas. Para desenvolver tais conhecimentos precisamos de habilidades matemáticas, síntese e interpretação. Contudo cada pessoa tem maior facilidade de aprender de uma determinada forma. Isto deve ser entendido e explorado pelos professores.  

Segundo o psicólogo Howard Gardner, existem múltiplas inteligências. E cada pessoa é dotada de um conjunto de todas elas. Habilidades distintas. Humanas, matemáticas, literárias, espaciais, biológicas, artísticas, de entendimento intrapessoal, interpessoal e existencialista. Tais habilidades precisam ser desenvolvidas. E novos métodos precisam ser implantados na metologia pedagógica. 

Cada pessoa apreende melhor de determinada maneira específica. Há aqueles que aprendem  mais com a leitura, outros aprendem melhor se tiverem um professor a explicar-lhes a matéria. Há os que preferem aulas expositivas. Há os que necessitam de exemplos práticos. Outros precisam interagir, perguntar e colocar o que pensam. E ainda há os que assimilam por completo somente quando colocam a mão na massa.

Tal descoberta nos adverte de que a educação precisa ser individualizada. Mesmo em grandes classes e em numerosos grupos. Cada pessoa tem sua percepção própria e individual. E tais capacidades de entendimento devem ser exploradas de forma específica. Somente assim formaremos mais do que meros consumidores passivos e governáveis. Mas sim pessoas com entendimento, senso crítico e liberdade.


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário