sexta-feira, 20 de abril de 2012

Interação, aprendizagem e desenvolvimento


No decorrer dos tempos a humanidade tem revelado transformações visíveis. Além do avanço das tecnologias, da informática e da biociência, podemos perceber avanços consideráveis em outras áreas. Dentre tais pontos significativos podemos citar o interesse do homem pela preservação da natureza, pelo desenvolvimento sustentável, pelo respeito às identidades e às diferenças. 

O capital humano e social é cada vez mais valorizado. Os recursos humanos são de fato o que há de mais valioso nas organizações. Os povos são o retrato das nações. As Mídias Sociais revelam-se muito mais como redes humanas, do que como redes entre máquinas ou links entre sites no ciberespaço. E cada um destes espaços tenta incluir os indivíduos em suas interações. 

As tribos urbanas estabelecem trocas simbólicas entre seus participantes, e deles com o mundo. A Indústria Cultural se mostra cada vez mais interessada em abordar os interesses sociais em filmes, documentários e concertos musicais. Enfim, dentre os avanços do conhecimento nas mais distintas áreas, os homens procuram  cada vez mais aprender sobre os homens.

Neste sentido precisamos nos inserir neste novo espaço-tempo. Interagir com o mundo é a melhor forma de aprender sobre o mundo. Trabalhar com pessoas faz com que aprendamos sobre pessoas. Trabalhar com a tecnologia e a cultura, nos aproxima de maiores avanços na tecnologia e na cultura. Este processo é natural e inevitável. Não há outro caminho.

Será preciso aproveitar os recursos e as viabilidades que a sociedade tem nos oferecido. Aproveitando oportunidades. Desenvolvendo habilidades e intercambiando informações. Agregando conhecimentos. No sentido do desenvolvimento total. Se estivermos conscientes de nosso papel e missão no mundo, colocando nossas intenções e participando de forma ativa, poderemos possibilitar mudanças individuais e coletivas. Façamos a nossa parte.


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário