domingo, 29 de abril de 2012

O Brasil está no céu


Há muito tempo fala-se que o Brasil é o país do futuro. Pelo menos no tempo em que os jovens de trinta anos ou mais ainda eram crianças. E o Brasil, apesar de ser um eterno menino diante da história da humanidade, torna-se homem e assume a seu papel articulador no Novo Mundo. 

Enquanto os Estados Unidos tentam vender as sucatas de um passado de Glória, e a China tenta importar indústrias de todo o planeta. Aqui construímos o amanhã. E o amanhã já começou. Jamais deixaremos de ser conhecidos como o país do futebol e do carnaval, onde quase todo Joaquim é José. Terra de João-de-Barro e Beija-flor.

Como dizia Gonçalves Dias: 'Nosso céu tem mais estrelas, nossas várzeas tem mais flores...'. Mas vamos, além disso. Além da produção de aço. Fazemos também aviões e navios. A cana de açúcar, virou álcool para nossos motores. O café com leite está por toda a nação. E o guaraná da Amazônia já está por tudo. O Brasil da um pouco de si para o mundo. 

A república do Feijão com arroz torna onipresente o churrasco, o acarajé, a rapadura e o pão de queijo. Aqui também fazemos pizza e sushis. Ensinamos os chineses a fazer calçados. E  aprendemos com os japoneses a desenvolver tecnologia. Os alemães por aqui celebram com Chopp. E os italianos do Brasil também fazem vinho. 

Do rock ao samba-rock, do reggae ao samba-reggae, dos Orixás africanos, dos Santos Católicos aos deuses gregos e romanos. Xamã, Caboclo e Pajé. Temos tudo na tribo Tupi. Se já sabíamos que 'Deus é brasileiro e vive no Brasil'. De fato: 'O céu é aqui'.


J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário