sábado, 12 de julho de 2014

Além do empreendimento


Constantemente somos questionados em relação às escolhas que fazemos. Seja nos hábitos cotidianos; Seja na jornada profissional. Em um caso particular, posso citar minha experiência pessoal. Há mais de dez anos publico textos em blogs. Da mesma forma que, há quase cinco anos, posto vídeos no YouTube. E, apesar de ter tido lucro zero em ambos os empreendimentos, desde o início, até então, me mantenho investindo em um sonho que vai além da lucratividade e sustentabilidade possível.

Na grande maioria das vezes, utilizo pra escrever e gravar meus vídeos, o momento que poderia utilizar para namorar, olhar televisão, descansar, dormir ou passear. Mesmo assim, sacrifico estas e outras coisas em nome de um projeto maior. Para a maioria das pessoas soa estranho um blogger continuar escrevendo, ou um vlogger continuar produzindo vídeos, longe de um reconhecimento quantitativo considerável. Mas, o que importa nestes dois empreendimentos, e em outros tantos que venho realizando, é algo maior que o sonho capitalista dos empreendedores usuais.

Muitos dos vídeos que faço, faço pra mim mesmo. Da mesma forma, fazer com que os textos deste blog cheguem a pessoas seletas, tem maior valor do que chegar às massas longe de ser interpretado corretamente. O ato de escrever e postar vídeos é uma maneira que encontrei de ajudar a mim mesmo. De falar pra mim algo que gostaria que alguém me dissesse. De estimular-me a fazer o que acredito ser o certo. Ou, simplesmente, de falar algo engraçado, com certo nexo, pra rir um pouco da realidade em que vivemos.

Constantemente sou criticado pelo trabalho que venho fazendo. Seja como escritor, como blogger, vlogger, webmaster, editor de vídeos, consultor em mídias e outros setores nos quais me aventuro à interação com o mercado. Enquanto a maioria das pessoas só consegue ver o lado numérico da prática, tais como acessos, comentários, visualizações, monetização e compartilhamentos, percebo o quanto os textos e vídeos tem me ajudado a me tornar uma pessoa melhor. E o quanto podem ajudar outras pessoas, por serem textos fundamentados em uma experiência pessoal de superação.

Frequentemente vejo o martelo bater sobre aquilo que faço. Em tentativas de partilha e recomendações à concorrência em potencial. Contudo, estamos falando de algo único, que normalmente passa por simplório, banal e sucinto. Porém, assumimos que se trata de algo maior que os empreendimentos convencionais. Mesmo com toda simplicidade. Estamos falando de construção de novas verdades, caminhos e modos de viver. Construções legitimadas na conduta cotidiana do autor. Uma forma de legitimação espiritual que está além da mensuração capital. Tamanha grandeza que, apesar de passar despercebida pela maioria, faz parte de quem somos.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário