quarta-feira, 2 de julho de 2014

Novo Iluminismo


No mundo atual, vivemos o crescente individualismo. Cada vez mais estamos voltados aos interesses pessoais. Cuidar do corpo, da saúde, dos relacionamentos, da família e da vida profissional. Nos empenhamos no desenvolvimento pessoal. Ou, simplesmente, no prazer cotiano. Enquanto alguns se empenham em construir algo concreto a longo prazo, outros se focam em curtir o momento. 

Durante séculos, acreditou-se que, para que alguém pudesse subir, alguém precisaria descer; Para que alguém pudesse entrar, alguém precisaria sair; Para que alguém pudesse ganhar, alguém teria de perder. Contudo, subidas e descidas, saídas e entradas, perdas e ganhos, fazem parte da jornada de todos. Às vezes estamos por baixo, às vezes, por cima. E quando imaginamos estar por fora, descobrimos estar por dentro.

O fato é que, neste tempo de renovação, precisamos entender que todos podemos subir, e ganhar, ao mesmo tempo. Somando-nos à esfera da inclusão. Pois há espaço pra todos; Há oportunidade pra todos; São as mesmas regras que regem a natureza à cada indivíduo; São as mesmas leis em cada sociedade; São os mesmos direitos e deveres à cada cidadão; Portando, como semelhantes, em um contexto de fraternidade, é interessante construirmos espaços de igualdade. Eis o que chamo de valores iluminados. Ou, simplesmente: 'Novo Iluminismo'.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário