terça-feira, 13 de setembro de 2011

Debate RBS - Mídias Sociais e Geração Y



Nesta segunda-feira, 12 de setembro, ocorreu no auditório do prédio 41 da PUCRS, um debate promovido pela RBS em parceria como 24º Set Universitário, sobre a Geração Y e as novas mídias digitais. Terence Reis (Diretor de Operações e Sócio do Grupo Pontomobi) e Bob Wollheim (Empreendedor focado em conteúdos para Geração Y, sócio da Sixpix e da Ei Mobile) detalharam o assunto sob aspectos interessantes.

O primeiro a ter a palavra foi Bob Wollhein. Bob caracterizou a a internet atual como uma plataforma onde há excesso de conteúdo, dentro de uma comunicação não-linear sem controle, onde o que mais vale é a co-criação, a interação e a possibilidade de ser um produtor de conteúdo (emissor). O mundo das Mídias Sociais do Facebook, Orkut, Twitter, entre outros, é a grande revolução do momento. Bob vê a internet, não como uma rede mundial de computadores, mas, como uma rede mundial de pessoas. 

Wollheim fez uma crítica à 'imprensa marrom', que compra votos de aprovação de conteúdo. Colocou as Mídias Socias como criadoras de Redes de Marca. E disse que aqueles que trabalham com tais mídias devem procurar entender mais de pessoas do que de tecnologias. Citou que o acesso de alguns produtores de conteúdos está baseado em suas habilidades de relacionamento. Provando mais uma vez que é melhor entender de gente. E ainda encerrou dando  uma dica aos futuros jornalistas, dizendo que é preciso delimitar a área de atuação, e considerar as possibilidades do empreendedorismo.

Terence Reis trouxe a tona o mundo dos Mobile. A tecnologia móvel dos Smartphones. Tendências de convergência de mídias. Internet no celular. ('todos terão um Smartphone, dentro de 3 anos'). Com um aumento médio de 50% da banda da internet móvel por ano, o acesso tende a se tornar popular. 'É preciso inovar continuamente'. Com idéias geniais, pequenas empresas com poucas pessoas, saíram de garagens para ganhar o mundo. São muitos os exemplos. Reis relatou a necessidade que uma marca esteja em todos os canais em que o consumidor possa estar. E a tendência de aumento do uso de mecanismos de transmissão de voz em tempo real via internet. 

O debate encerrou com perguntas feitas pelos alunos e público em geral. Aproveitei para perguntar se, como citavam alguns autores na virada do milênio, a internet seria uma ameaça às mídias tradicionais. Ambos responderam dizendo que as mídias podem conviver simultaneamente. Ainda foi citado que a TV não acabou com o rádio, mas que o lucro dela superou em muito o faturamento que do rádio tem com publicidade e outras ações. Sendo que esta sim é uma possibilidade que existe entre a internet e as mídias tradicionais. Só o tempo irá revelar.


Juliano Dornelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário