domingo, 11 de setembro de 2011

Diversidade cultural - Será que a moda existe ?


Às vezes me pergunto o que é a moda. Se a moda é estar na moda ou fora dela. Após passar pelo Acampamento Farroupilha, onde muitos gaúchos passeavam trajados com a indumentária tradicionalista, aproveitei para dar uma passada pela Usina do Gasômetro. Por sinal, uma das tardes mais lotadas que já vi. Por ali encontrei um grupo com um estilo o qual eu não soube descrever ao certo, por ter uma mistura de vários elementos distintos. Aproveitei e fiz a captura de uma imagem que retrata uma manifestação cultural  punk-emo-gótico-metal. Para não ficar de fora, ali estava eu, com meu estilo indefinido de gangster-gaudério-grunge.

Depois da juventude transviada de James Dean, e posteriormente do estilo rock'n roll de Elvis Presley, vieram na década de sessenta oshippies para ser a bola da vez. Após o movimento da geração 'paz e amor' do LSD e do Woodstock, em setenta foi a vez dos punks, que por sua vez reivindicavam o anarquismo. Em oitenta os metaleiros ganharam a vez. Depois veio a cultura hip hop, os grunges e os slakersda década de noventa. Mais adiante surgiu a cultura emo, que cresce cada vez mais, ganhando a cena.

Contudo, em meio a esta diversidade de manifestações culturais, podemos dizer que toda ela mantém-se vivas até hoje. E convivem lado a lado com o cowntry, o clássico, os trajes típicos tradicionalistas e de gala. Além de infinitos outros impossíveis de listar pela quantidade incontável. Mas o mais legal de tudo isso é que todos estes estilos podem conviver harmonicamente em nosso mundo cosmopolita, heterogêneo e globalizado. E é melhor que seja assim. É bem mais divertido do que andar todos de uniforme. Salve salve a diversidade da moda.

Juliano Dornelles

Nenhum comentário:

Postar um comentário