sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Hackerativismo


A maioria das pessoas, quando ouve a palavra hacker, lembra dos internautas que, através de ações maliciosas, invadem sistemas, roubam informações e sabotam outros internautas. O fato é que, com o advento das mídias sociais e dos movimentos sociais em plataformas virtuais, surge o que chamamos de hackerativismo. O novo haker agora atua como um ativista nas redes sociais virtuais.

Com a implosão dos protestos e manifestações no Brasil e no mundo, percebemos o crescimento da participação de movimentos sociais, e ativistas individuais, nas plataformas de mídias sociais. O movimento Anonymous é um dos principais exemplos emergentes neste novo panorama. Mostrando que a internet possibilita a participação da massa, uma vez em que dá voz aos excluídos e marginalizados. Apesar de ainda carecermos de inclusão digital de massa. 

O lance mais legal de tudo isso é que, com o hackerativismo, estamos reinventando o movimento hacker na internet. O hacker do bem, em vez de invadir e danificar sistemas, agora age como um influenciador na construção de uma nova realidade. Digamos que é muito mais racional e construtivo do que a antiga e ultrapassada forma hacker de ser. Neste contexto, meu convite é para que participemos da construção desta nova sociedade como hackerativistas. Ou digamos, ativistas das redes sociais esfera virtual. Isto será importante e decisivo na construção da nova sociedade.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário