terça-feira, 10 de setembro de 2013

Pesquisa


Boa parte de toda informação que temos como conhecimento é construída a partir do estudo e da pesquisa científica. A pesquisa científica tem como pressuposto racional a lógica. Partindo do estudo de referências bibliográficas sobre estudos prévios e, principalmente, da observação participativa e experimentação de novos fenômenos.

Uma boa parcela das teses e dissertações parte da busca de respostas a determinadas perguntas que movem a pesquisa. A dúvida existente sobre algo. As hipóteses a serem comprovadas ou derrubadas. Assim como a construção de distintos caminhos que nos conduzem a uma visão concreta de futuro.

Ao iniciar uma pesquisa do tipo estudo de caso, nos deparamos com o fenômeno a ser analisado e nos perguntamos: Em que circunstâncias isto acontece ? Como isto acontece ? Por que isto acontece ? Quem participa ? Como contribui ? Qual a relevância ? Qual a importância do fenômeno ? E como pode influenciar o mundo, os homens e a sociedade ?

São perguntas como estas que norteiam os mais variados tipos de pesquisas realizadas nas universidades de todo o mundo hoje em dia. Pesquisadores se debruçam sobre as dúvidas  que movem seus estudos e analisam os respectivos objetos a fim de encontrar respostas.

A academia costuma olhar pro pesquisador e perguntar, sob um olhar critico e avaliatório, se: ‘Sabe jogar o jogo ?’ Jogar o jogo, neste sentido, significa saber como utilizar as técnicas e informações de maneira racional em um contexto de produtividade e mensuração de objetivos e resultados alcançados.

De algum modo, existem vários tipos de conhecimento a serem considerados. O conhecimento ordinário (passado de geração em geração de forma oral), o mítico (narrativas pré-científicas), o científico (comprovados a partir de provas empíricas e experimentais), o filosófico (pura especulação) e o conhecimento legitimador da fé (baseado na crença).

De toda forma, o conhecimento é uma verdade provisória. Onde a ciência é um conjunto de verdades recriadas a todo momento. Neste contexto, a pesquisa faz parte de um exercício de aprendizagem. Onde teorias são formuladas e comprovadas pelo experimento. O fato certeiro e indiscutível é que a pesquisa é fundamental na construção social do saber.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário