segunda-feira, 31 de março de 2014

A Recuperação da Dependência Química


O consumo e o tráfico de drogas é um dos males que, mas assusta o mundo atual. Apesar de ser tão antigo quanto às primeiras civilizações. Na sociedade do século XXI, o uso, entre os adeptos, geralmente se inicia na juventude, a partir de uma tentativa, por parte do jovem, de ser aceito em sua tribo de afinidades. 

Frequentemente relacionado ao estilo de vestir e ao gosto musical, o consumo de substâncias químicas é defendido, por alguns usuários, como um modo de viver; uma forma de protestar contra o sistema e a favor de uma nova ordem social. A partir do uso descontrolado, surgem os problemas relacionados à dependência. O comportamento antissocial, a obsessão espiritual, a loucura psíquica, o descuido com a higiene e saúde, o declínio no rendimento escolar, a não durabilidade nos empregos, e, consequentemente, a marginalização social. 

Neste contexto, surgem algumas alternativas ao tratamento e à libertação. A adicção pode ser tratada de inúmeras formas. Desde a conversa com os pais, à consulta com psiquiatras e psicólogos. Do uso de medicamentos à internação médica. Dos grupos de autoajuda à terapia ocupacional.

Investir no trabalho, nos estudos e praticar uma atividade física, é diferencias no tratamento. Assim como trabalhar a espiritualidade e construir relacionamentos construtivos com não usuários. Ainda podemos somar, a estes recursos, as artes e o uso da internet como alternativa. Interagir virtualmente nas mídias sociais e produzir conteúdo vêm se tornando uma nova alternativa à superação deste problema comum em nosso tempo.

Contudo, a iniciativa te de partir do usuário. A consciência e o desejo são os fatores chave do sucesso da recuperação, que se resume em uma mudança drástica de comportamento. Parte da decisão e atitude de nunca mais usar nada. E, na grande maioria dos casos, isto inclui cortar o álcool e a vida boêmia em geral.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário