terça-feira, 11 de março de 2014

Comunicação Midiática - Transmutações na Pesquisa Acadêmica


A pesquisa acadêmica na comunicação vem sofrendo transmutações necessárias à evolução dos estudos midiáticos. Vem surgindo novos campos temáticos; Emergindo consciências de uma nova época. De imperialismo, globalização e mundialização da cultura. Consumismo, interação e conexão onipresente. Contexto em que se faz necessária a busca de novos objetos de estudo. Assim como a construção de novos olhares sobre os mais variados temas. O sujeito (quem quer conhecer) busca um maior entendimento sobre o objeto (o que vem a ser conhecido).

Neste contexto, os cientistas se configuram como sujeitos do conhecimento. Observadores da interação do homem com o mundo. Precursores em construções inovadoras. Revolucionários da recriação social do ser. Ao mesmo tempo, em que áreas de pesquisa se confrontam em campos de disputa, surgem os movimentos transdisciplinares, interdisciplinares e multidisciplinares, como elementos pacificadores e construtores de uma comunhão e convergência entre os diferentes tipos de pensar, sentir e ver o indivíduo, a sociedade e os fenômenos cotidianos.

O domínio sobre o saber, proporciona ao cientista a construção de competências que o torna autoridade. Nesta comunhão e convergência se faz necessária a integração entre os estudos acadêmicos e a produção técnica. A 'reflexão sociológica e filosófica' aliada ao 'saber fazer' e o 'fazer de fato'. A ciência tem um vinculo com a prática profissional. Entender procedimentos e fenômenos; Desconstruí-los e reconstruí-los, com a inserção de novos elementos, de forma natural e longe da artificialidade. A evolução depende da aliança entre a reflexão filosófica, sociológica, técnica, ética e moral, aliada à produção de novos objetos de estudo e à criação de novos produtos mercadológicos. Ser consciente desta necessidade é o primeiro passo.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário