domingo, 9 de março de 2014

Mitos Tecnológicos


Vivemos em um contexto de interação midiática em que os internautas se reúnem com fins interativos de construção conjunta da realidade. A política, a moda, as tendências de pensamento, a filosofia e o conhecimento são construídos na esfera real e virtual. De algum modo estamos vivendo um processo de virtualização do plano físico. O intercâmbio de conhecimentos ocorre ao mesmo tempo em que procedem outros tipos de trocas simbólicas. Em meio a armação tecnológica, emerge o prossumidor.

A web se torna um ambiente interativo onde o saber compartilhado se torna objeto de desejos dos interagentes. Um universo paralelo onde são trabalhadas as divindades do espaço tecnológico. Enquanto os internautas ativos se tornam mediadores deste procedimento interativo de construção social mundo coletivo e individual. No ciberespaço nascem novos personagens, os quais têm suas respectivas subjetividades legitimadas a partir da interatividade, consumo e produção de conteúdo.

Os deuses virtuais se tornam reais à medida em que suas histórias são compartilhadas na rede. Pessoas comuns capazes de participar de forma diferenciada na sociedade. Muito além dos telefonemas e conversas presenciais. Mas também a partir de fotos, textos, vídeos e áudios. Da mesma forma podemos citar as artes gráficas, animações, games interativos, desenvolvimento web e as mais distintas linguagens de programação. Uma nova era na qual os mitos fazem uso das mediações tecnológicas. E neste contexto, somos os principais responsáveis por estas e outras transformações.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário