segunda-feira, 10 de março de 2014

Fortalecendo o ser


O amor ao próximo, apesar de ser um bom sentimento, demonstra a fragilidade do ser. Que seduzido, esquece-se de suas prioridades e projetos pessoais. Dedica tempo demasiado em pensar e buscar o ser desejado. O ser forte, por si próprio, é focado em si mesmo. Colocando-se como prioridade em toda e qualquer situação. Embora este seja um enfoque individualista, esta é uma característica daqueles que encontram, no próprio âmago, o que a grande maioria busca no lado exterior. 

Da mesma forma, podemos citar a satisfação dos desejos da carne. Comer e beber em excesso; Consumir substâncias alucinógenas, como álcool e drogas (mesmo que socialmente); Buscar a todo o momento o prazer sexual a qualquer custo; Perder-se em orgias e festas desnecessárias (mesmo que eventualmente); Dormir em demasia (mesmo que ocasionalmente); Preocupar-se excessivamente com a aparência ou com a opinião alheia; Entre outras atividades, preocupações e transtornos que se movem no sentido contrário do fortalecimento do ser.

O ser fortalecido vive compenetrado nos próprios projetos e objetivos. Mesmo quando cultiva bons sentimentos em relação ao próximo, coloca-se como prioridade. Mesmo quando sente prazer em determinadas ações e hábitos, busca e conquista da libertação dos desejos. Exerce com frequência o sacrifício da renúncia momentânea de alguns prazeres. Conquistando o domínio sobre si próprio. E encontrando em si mesmo tudo o quanto precisa.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário