sábado, 1 de março de 2014

Evolução Web


Com o desenvolvimento das tecnologias móveis de interação, cresce o interesse dos usuários da internet na conexão ubíqua. Da mesma forma, aumenta consideravelmente o número de internautas produzindo conteúdo. Neste contexto de conectividade e interatividade emergimos como prossumidores, a partir do consumo, da produção e do compartilhamento de conteúdo.

Após o sucesso do Orkut e a ascensão do Facebook na última década, percebemos a inexistência de uma rede social virtual à altura. O Facebook parece ter atingido o seu apogeu como mídia social de interação. O uso da plataforma se tornou banal e corriqueiro. Mesmo com a multiplicidade de outras redes e aplicativos integrados, sentimos a necessidade de buscar novos usos nesta e em outras plataformas. Assim como o desenvolvimento de uma mídia social mais completa e inteligente, integrando bancos de dados e sistemas de informações, como rede bancária, linhas de crédito, polícias, escolas e instituições diversas. Algo que possa ser acessado a partir de uma identidade virtual. Um currículo, uma ficha, um histórico, etc.

A reinvenção das mídias sociais faz parte da evolução da internet. E a internet utilizada em um contexto de mobilidade se torna muito poderosa. Aplicativos como Instagram, Whats App, Foursquare, Waze, Pinterest, Trumblr e Twitter, se tornaram ferramentas de uso cotidiano. De toda forma, sentimos a necessidade de uma evolução transcendente ao que conhecemos como internet móvel hoje em dia. Neste sentido, tenho certeza de que uma evolução surpreendente há de acontecer nos próximos anos . Estejamos prontos e atentos ao novo.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário