terça-feira, 18 de novembro de 2014

Reformas


Com a popularização da internet, e o advento das mídias móveis de produção, conexão e interação, os processos produtivos de criação e compartilhamento da informação, do conhecimento e da cultura, vêm sendo recriados e adaptados às novas formas de relacionar-se e interagir. Vivemos uma época de transformação social, política e jurídica, no que se refere às causas e consequências da cibercultura. Uma recriação da estrutura econômica da sociedade. Neste sentido, as engrenagens sociais se movem na direção da recriação da realidade. 

A cultura é, cada vez mais, produzida em série. Ao mesmo tempo que os direitos autorais são violados frente ao crescimento da apropriação indevida de conteúdo. Autores e artistas têm seus respectivos trabalhos repaginados e distribuídos de forma ilegal. Na esfera pública, a ação local das comunidades sobrepõem-se às ideologias das forças dominantes. Sendo, a principal consequência, a contestação das hegemonias.

O universo político vem sendo contestado; A democracia representativa vem sendo contestada; O capitalismo continua sendo contestado. Porém, no sentido da reformulação de alguns de seus princípios, regulamentos, normas e leis. Neste ambiente, emergem os movimentos sociais e as lutas de classe. Sendo, as plataformas interativas da internet, os principais campos estratégicos às mediações de conflitos. Em resumo, neste novo mundo, a sociedade clama reformas imediatas. 

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário