quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Tendências Pós-Midiáticas



Vivemos um período de transformações na comunicação e na cultura. A evolução tecnológica vem recriando o pensamento pós-moderno. O computador pessoal, assim como o smartphone, se tornou instrumento de trabalho, lazer e estudo. Com a hibridização convergente, vivemos uma nova ecologia das mídias. Sobretudo, no que se refere aos usos sociais das línguas. Enquanto a mobilidade aponta à ubiquidade e a onipresença, potencializam-se as funções de rastro tecnológico locativo.

Neste espaço virtualizado, embebido pelo espaço físico (e vice versa), a visibilidade e a vigilância ganham proporções singulares na história da comunicação conhecida até então. A inteligência coletiva se virtualiza na digitalização do conhecimento, da memória e das informações. Neste ambiente, emerge o pós-humano. Mutante geneticamente adaptado ao mundo maquinístico; Programado e robotizado. 

A essência do homem respira o resgate dos valores morais e das virtudes espirituais das sociedades ancestrais. A busca por novas verdades; Por um novo sentido na existência; Por novas formas de interação com o ecossistema; Pela conquista do espaço celeste e pelo domínio completo da terra. A consciência ontológica, o pós-humanismo e a tecnologia, imperam como tendências de se tornarem o centro do evolucionismo em nosso tempo. Sendo, o espírito comungado nas mídias, o que move as principais reflexões.

J.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário